14 de mai. de 2009

Como configurar o teclado do computador, com e sem a tecla ç (cedilha) ou sem a tecla ~ (til)

Muitos usuários já se depararam com um teclado padrão internacional (sem uma tecla específica para o cedilha) configurado para o padrão ABNT (teclados brasileiros, com cedilha). Este é o caso clássico do "problema no teclado". Os defeitos são: teclas invertidas, acentos que não funcionam, teclas que somem, etc...
Mas a solução deste problema é muito mais fácil do que você imagina. O que precisamos fazer é configurar o layout do teclado de uma das formas que seguem dependendo do Sistema Operacional utilizado em seu computador:

Para configurar o teclado no Windows Vista, primeiro clique em Iniciar e em Painel de Controle, assim abrirá uma janela onde deve-se clicar na guia Hora, Idioma e Região; em seguida no botão Alterar Teclado e no botão Adicionar. Feito isso abrirá outra janela solicitando a seleção do idioma desejado. Selecione Português (Brasil) e em seguida, se seu teclado NÃO tem a tecla ç (cedilha), escolha a opção Estados Unidos Internacional e, caso contrário escolha Português Brasil ABNT. Clique em OK, a janela se fechará, na que permaneceu aberta você pode remover as outras opções de teclado que não serão mais usadas simplesmente marcando-as e clicando em Remover. Clique OK novamente e está feito. Em seguida é só reiniciar seu computador para garantir que as alterações na configuração surtiram efeito.

No Windows XP o procedimento é semelhante, clique em Iniciar, Painel de Controle, Opções regionais e de Idioma. Selecione a guia Idioma e clique no botão Detalhes. Na janela que se abriu, clique em Adicionar. Uma nova janela se abrirá e nela deve-se selecionar o Idioma de Entrada: Português (Brasil) e em Layout do Teclado: Estados Unidos (Internacional) para teclados que NÃO possuem o cedilha; para os que possuem a opção correta é Português (Brasil ABNT). Clique OK, a janela será fechada. Na que permaneceu aberta selecione as opções de teclado que não serão mais utilizadas e remova-as clicando no botão Remover. Clique em OK, em OK novamente e está feito. Reinicie o computador para garantir a implantação das alterações.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ótima explicação e eficaz...deu muito certo a configuração...configuração com Til e Cedilha!! Viram só??

Anônimo disse...

valeu, me ajudou muito!!! agora estou escrevendo certo...rsrs

Anônimo disse...

cara minhas teclas se esconfiguraran to usando teclado virtual e uso o windows xp me ajuda se saber me avisa pelo email
ó :kenno266@gmail.com

Anônimo disse...

Valeu, ajudou bastante

Anônimo disse...

Muito obrigado, consegui configurar corretamente o teclado do meu notebook.

Unknown disse...

Agradeço muito, achei que tinha feito um mal negocio na compra do note, mas agora consegui configurar.

Lorenzo Lima disse...

Muito obrigado!
Estava com esse problema a alguns meses, acreditando que precisaria formatar, e
pensei em pesquisar sobre o teclado, e acredito que tenha lido uns 15 sites pra tentar resolver, baixei o software do teclado duas vezes e nada... Então decidi ler um último post sobre o assunto, e resolveu!!! Tão simples!!! Estava com saudades dos pontos, acentuações, cedilha... kkk Muito obrigado!!!