22 de mai. de 2009

Como compartilhar internet no Net Virtua?

OBS: Este tutorial serve para Net Vírtua, internet ADSL e internet via Rádio. Mas para conexões de rádio, é necessário que a mesma seja feita através de placa de rede.
Para as conexões via rádio através de placas Waveplus ou similares, montarei o tutorial num futuro próximo ou assim que alguém solicitar.
Muito Simples!

Primeiro vá até uma loja de informática e adquira um roteador (eu vendo a R$65,00, preço a confirmar), para Net Vírtua DEVE ser roteador, hub não serve. Se você possuir um ou mais notebooks, recomendo a aquisição de um roteador wireless (R$150,00, preço a confirmar). Você também precisará de um cabo de rede direto para cada micro que não possuir acesso WI-FI.
Monte o equipamento, coloque o cabo de rede do modem Net Vírtua na entrada Wan do roteador. Instale também um cabo de rede conectando o primeiro micro ao roteador. Os outros computadores devem permanecerem desconectados do roteador e os notebooks desligados.
O computador vai pegar a faixa de ip pré-configurada no roteador, em seguida você vai acessar a administração do roteador conforme instruções no manual (isso varia de modelo para modelo).
Agora a configuração do roteador:
- Na sessão "Wireless", supondo que você adquiriu um roteador wi-fi, habilite o wireless, escolha um nome para sua rede, canal deixe em  6, segurança deixe em WPA-PSK / WPA-PSK2 e defina uma senha que será utilizada junto aos computadores com acesso wireless. Aplique as alterações.
- Na sessão Wan, selecione "Dynamic IP Adress". E agora, o pulo do gato: Clique no botão Clone MAC Adress, isso fará com que todos os acessos à internet através de seu roteador saiam com o endereço que foi copiado. Aplique as alterações.
- Habilite o DHCP caso ele esteja desabilitado.
- Encontre e clique no botão "Reboot".

Feito isso, reinicie o computador conectado via cabo ao roteador. Ele já deve estar com acesso a internet.
Inicie os outros computadores conectados através de cabo de rede ao roteador (não esqueça de SÓ agora conectar os cabos de rede destes computadores ao roteador). Eles também já devem estar com acesso a internet.
Inicie os notebooks e computadores que tenham acesso wireless. Agora encontre a rede wireless que você nomeou anteriormente (Este processo varia de acordo com seu sistema operacional). Acesse a rede pelo nome que você escolheu, digite a senha, defina este acesso como padrão e aplique. 
Pronto! Todos os seus micros tem acesso à internet através do Net Virtua.


Um comentário:

# Thiago Dias disse...

Cara, eu te amo , valewwwwwwwwwww !